Jogo que mexe com as emoções dos jogadores e espectadores, além de alegrar, une, por isso é conhecido no mundo como um esporte que faz amigos.
Para conhecermos a origem da Bocha vamos voltar ao tempo em que houveram as primeiras evidências do jogo, em 7000 anos AC, identificadas através das pinturas na cidade neolítica de Catal Huyuk, na Turquia, que mostram os sinais de um jogo com esferas de pedras sendo rolados e terrenos acidentados.
História da Bocha
A próxima evidência foram documentos escritos que citam o jogo, do médico grego Hipócrates 460 / 377 anos AC, na Grécia.
Mas de fato, a popularidade das Bochas é mérito dos romanos que adotaram primeiramente a bola de madeira, e criaram uma tradição. Assim, legiões Romanas divulgaram o jogo na Galha e na Grã-Bretanha onde mais tarde veio a ter um enorme desenvolvimento.
Ainda na idade média esse jogo tornou-se uma mania, sendo jogado nas ruas, nas praças e nos castelos, as Bochas fascinavam a todos, nobres e plebeus. Não foram desprezadas nem pelo clero e nem pelas mulheres.
Em 1299, em Southampton, na Inglaterra, nasceu o primeiro clube de bocha: o Old Bowling Green.
Em 3 de setembro de 1983 em Chiasso, nasceu a Confederazione Boccistica Internazionale (CBI), que realizou o 1º Campeonato Mundial (reconhecido pela entidade). O evento foi marcado pela eleição do primeiro presidente da entidade, o advogado Giovani Baggio, da Suíça, e vice-presidente Piero Mutti, da Itália. A campeã da disputa foi a Itália, a Suíça ficou na segunda colocação.
A Bocha chegou na América do sul com a imigração Italiana no final do século 19, os imigrantes trouxeram a prática para a Argentina e depois para o Brasil.
No início a Bocha no Brasil foi uma prática de lazer que auxiliava em diminuir a saudade da terra natal dos imigrantes, que criaram um ambiente de alegria para as famílias se unirem ao jogar.
Os imigrantes italianos construíram as canchas junto às paróquias, nelas que o esporte foi sendo disseminado e praticado cada vez mais, em clubes, praças, empresas e bares, porém, jogada sem regras, o que gerava muitos conflitos.
Com a popularização do esporte, surgiram as primeiras Ligas Regionais, Clubes, Associações e a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão, que organizaram as regras e também competições pelo país.
Inicialmente o jogo da bocha era mais praticado no estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais, e em pequenas comunidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até ir ganhando cada vez mais espaço e afeto por muitos, chegando ao que representa hoje, uma grande família mundial.